Um Feliz ENFORCADO Natal

O clima de natal é contagiante. As pessoas decoram suas casas, empresários suas lojas. As famílias ficam mais sensíveis e até próximas. O período natalino de todos é que mais aproxima as pessoas do amor, da compaixão, quer seja pouco, quer seja muito. O natal é/ou já foi um período amoroso, voltado à família, aos amigos, etc... Hoje o percebemos que não é tão acolhedor assim, não para o bolso!
 Anos atrás, falo dos meus 26 anos de experiência (ihhh), as coisas pareciam mais difíceis, ainda estão, mas agora facilitadas. Eu lembro que quem tinha carro era considerado rico...  Hoje não é mais preciso ser rico pra ter um carro, uma moto ou uma casa.
Hoje nem mesmo é preciso juntar dinheiro por muitos anos como se fazia antigamente... Isso é bom, mostra que economicamente estamos nos desenvolvendo, estamos acompanhando o mundo moderno e capitalista do gerar capital e ganhar uma parte dele, diga se de passagem uma pequena parte dele... De fato existem agora oportunidades para todos, oportunidades que cabem no bolso, mas deixam sequelas na coluna com tanto peso nas costas!

Ultimamente percebemos que o consumismo tem incitado a muitos a comprar à longo prazo. As facilidades de financiar da roupa à casa própria, conquista seus fãs. E não é por menos, prazos que parecem perdão de mãe, completamente infinito, diga se de passagem, parcelas esticadas em tanto tempo que acompanhamos copas e mais copas sem termos condições de ir a uma delas... Pode até parecer irrisório calcular quanto ao final, você terá pago pelo produto adquirido em enésimas parcelas, mas às vezes você paga uns dois itens a preço de um. E Esse não é seu. E o seu talvez já esteja precisando trocá-lo.

Fazendo cálculos

É final de ano, chegou o natal...
Para quem tem família isso lembra presentes, lembra festas natalinas, confraternizações, amigos ocultos, discreto e indiscretos também... Isso lembra que vem gastos, mas ai como esta o bolso para tudo isso? Op`s nesse natal não vai dar, tenho que pagar minhas dívidas, o décimo vai ajudar, o orçamento vou apertar porque vem aulas e para a garotada muito material escolar, IPTU, IPVA, etc...
Ei, não fique triste, ano que vem talvez você esteja do mesmo jeito, enforcado pelo financiamento de incontáveis parcelas.
O que muitos ainda não perceberam, é que as facilidades dos financiamentos acabam por comprometer planos de muita gente. Claro esta situação é simulada. Tem pessoas que ganham muito bem, mas tem outras que ganham muito mal. Tem pessoas que financiam um celular e outras uma casa, algumas em duas parcelas outras em oitenta, e assim vai... O que não se imagina é que grande parte, principalmente aqueles que têm famílias numerosas, estes possuem um volume gigante de dívidas. O que vinha a ser um benéfico de posse, transforma-se em pesadelo na vida de muitos assalariados
O consumismo consome hoje, a paz de muitas pessoas! O fato de comprar sem planejar, deixa centenas de famílias sem presente de natal, às vezes vivendo no limite pelo simples status de possuir. Às vezes é cômico, mas nos sujeitamos a não ter uma casa, mas possuímos um carro. Percebe-se que há valores e esses precisam ser respeitados. As facilidades não podem comprometer o conforto de uma família, até mesmo a mesa de uma casa. É preciso usar da consciência de saber que tudo pode, mas nem tudo convêm que se compre, não quando você precisa enforcar o seu orçamento. Caso enforcado, não tem outro jeito, é refletir e apelar para o Papai Noel dos correios, para garantir o presente de natal.

Um comentário:

  1. Eita pai...
    Esse enforcamento infelizmente é notório!
    Antes, realmente havia planejamento e o montante de dívidas era tolerável (e pagável)!
    Na atualidade, a facilidade de obter, possuir, o dito 'consumismo irrefreável', acaba por saltar aos olhos dos que se enforcam sem notar!
    Entretanto, percebo um som que bate sempre na mesma tecla, entoando a mesma melodia: "economize, planeje, guarde..."
    Era bom se déssemos ouvido e aplicássemos em todas as áreas, não apenas na econômica!
    Ei... :o
    Essa experiência nem é tão antiga, tbm vivi nesse tempo... uns 5 anos mais tarde, mas ainda era assim... haha
    Muito bom o texto! ;)

    P.S.: Hj acordei inspirada (kkk') acho que é o espírito natalino... quase escrevi outro texto enoorme... =*

    ResponderExcluir