A verdade

Um certo rei, resolveu escolher uma esposa para reinar junto com ele. Chamou os seu suditos e incubiu-lhes de encontrar moças dentre as mulheres do reino, e levá-las ao encontro do rei.
Passados alguns dias, retornaram os súditos ao castelo, e o rei saindo até a sacada, observou todas as moças ali presentes, mulheres cuja beleza estonteava quem as via, então resolveu o rei fazer-lhes um desafio:  Darei a vocês uma semente e quando esta brotar tragam até mim e dentre as flores mais bonitas, escolherei a mulher que reinará comigo...propôs ele.
Passado alguns dias, as mulheres trouxeram suas flores à presença do rei. Algumas flores eram tão frondosas e ricas em beleza, que ganhavam a adimiração de todos que estavam ali. E dentre todas as mulheres havia uma que não troxera flor alguma, pelo contrário trouxera apenas um jarro vazio. Esta chorava bastante!
Saindo o rei à sacada, observou todas as flores que ali estavam. Umas mais lindas que as outras. O rei abaixou a sua cabeça e entrou em seu palácio, ordenou então a um dos súditos que trouxesse a sua presença aquela mulher que estava a chorar. Ao chegar a presença do rei aquela mulher se derramou em lágrimas, e suplicou inúmeras vezes que o rei a perdoasse.
O rei perguntou-lhe: Porque teu jarro está vazio?
Respondeu ela: Oh rei, não sei o que aconteceu com minha semente. Eu plantei e reguei a minha semente, mas ela não germinou.
O rei olhou para ela e disse: a sementei que dei a todas vocês era uma semente estéril, só você me trouxe aquilo que eu te dei! Pela tua verdade, tens o direito de reinar comigo como minha esposa!

História adptada de um texto que desconheço sua autoria e também seu título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário