Tarauacá em estado de EMERGÊNCIA



 Neste domingo (08), Tarauacá acordou em estado de emergência. O Rio Tarauacá que tem no seu limite de 8,40m a cota máxima para iniciar as alagações em bairros próximo a ele, subiu de 7 às 13 h e 30 mim, cerca de 30 cm, chegando ao nível de 10,50m de sua cota.


Isso começou a preocupar a Defesa Civil Municipal, que remanejou todo seu pessoal, um total aproximado de 60 pessoas, incluído bombeiros e agentes penitenciários da capital Rio Branco, para estar prestando socorro as vítimas da alagação.


Entre os bairros alagados estão: Senador Pompeu (Praia), Luiz Madeiro, Flores e Triângulo. De acordo com o chefe da Defesa Civil Nilson Amorin, as famílias desses bairros estão recebendo água e suporte para que sejam retiradas e levadas para um abrigo, este funcionando na Escola de 1º grau João Ribeiro no centro da cidade. 














Lá uma equipe liderada pela assistente social Marluce Vitorino, trata de acomodar e fornecer todos os suprimentos necessários para os desabrigados. Caso seja necessário atendimento médico, os mesmos são encaminhados até o hospital.
Rita freire é uma das desabrigadas por conta da alagação e diz que o seu maior medo “é chegar e a casa não estar mais lá”. 


Rita em uma das salas do Colégio João Ribeiro com sua família
Manoel Moura já mudou sua casa de lugar três vezes e é a segunda vez que tem que sair e ir para um abrigo.
Manoel Moura sendo conduzido ao abrigo
A Defesa Civil além de comandar a retirada das famílias alagadas, também ajuda no transporte até o abrigo ou caso necessite como a Srª Maria Helenice, conduz até o hospital.


Maria Helenice passou mal e teve que ser conduzida até o hospital.
E de acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, muita chuva ainda está por vir e isso poderá dificultar ainda mais para as pessoas que moram nos bairros alagadiços.

Confira mais fotos da alagação em Tarauacá:

Porto do Mercado

Batelão usado para o transporte de móveis


Atividade para as crianças abrigadas no Colégio João Ribeiro


Parquinho do Colégio João Ribeiro


"A união faz a força"! Filho do Sr. Manoel ajudando a carregar seus pertences


Nilsete Kaxinawá da Aldeia Novo Futuro, também atingida pela alagação



Moradores do bairro Senador Pompeu (Praia)



Apesar de todas as dificuldades, a vida não pára

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria!!
    Precisamos de pessoas que tenham esse olhar diferenciado!!

    ResponderExcluir
  2. digno de uma matéria jornalística!
    Excelente!
    abç

    ResponderExcluir