A curiosa árvore que vi

Na Av. Ceará, o mulateiro foi preservado durante a infraestrutura da pista
Confesso: o curioso da história não é a árvore, mas eu! (risos)
A árvore está no local dela, onde ela nasceu.  Eu é que fico passeando por ai vendo essas coisas...
Bem, achei interessante e intrigante até, a permanência dessa árvore em questão!

Passo por este caminho a um bom tempo, mas somente pouco dias atrás tive a percepção que alguém usou o bom senso e preservou esta solitária mas não indigente árvore mais conhecida como "Mulateiro", árvore da família das rubiáceas (Calycophyllum spruceanum) que ocorre em toda a região amazônica, abrangendo o Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, própria das várzeas do rio Amazonas.
Ela fica quase no meio do caminho, mas não chega atrapalhar o trânsito (só das bicicletas) e ainda deixa a Avenida Ceará até com um visual melhor.
Quando o assunto é urbanização, algumas árvores, mesmo sendo patrimônios naturais, podem ter a liberação do Instituto do Meio Ambiente do Acre (IMAC)  para serem cortadas, dando assim lugar a urbanização.
Mas neste caso, acredito eu, que alguém com muita consciência é bom senso a manteve ali, dando o seu ar da graça. Quer dizer absorvendo o ar de graça!
Só que há grande questão: é preciso cuidar da árvore, já que as intempéries  e caminhões estão de birra por ela estar ali.


Colaboração: Lívia Sampaio - Engenheira Florestal  (sabe tudo!)


Complemento do visual na Av. Ceará
Sinais de danos por conta dos temporais e caminhões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário