Gringos Brasilenos

Uma mini caravana saiu com destino até Plácido de Castro, mas precisamente ao vilarejo Evo Morales, um pequeno pedaço de terra entre Brasil e Bolívia. O objetivo era um aproveitar o dia com uma bonificação de aventura!
Rua Principal do Porto Evo Morales

Já se sabe que a cultura de países latinos é extremamente atraente, principalmente a brasileiros. Não por preços e menos impostos, nem por conta da simplicidade de vida deles, ou mesmo a língua falada de forma tão rápida que chega a ser enrolada a este mero matuto.
Manequin com uma peça de roupa comercializada no porto
Réplicas tem grande saída para o público brasileiro
Na atual conjuntura das relações exteriores, hoje pode se dizer que entre Acre e Bolívia a uma relação bem comercial. Isto é uma pena, pois há uma riqueza cultural sublime neste País.
Bebidas tem bastante procura na vila
A procura de cigarros movimenta as vendas no centro comercial
Riquezas e mazelas andam juntas na construção da moral social. Como exemplo, a Vila Porto Evo Morales! 
Todas as lojas ainda são de madeira, coladas umas a outras
No acervo das minhas memórias, esta era uma pequena vila com muitas escadas, traprichos enormes, com acesso através de canoas, possuindo um formto de “U”.
Já se vão alguns anos da minha última visita ao que antes era, o centro de conveniência para brasileiros. E agora quando cheguei a Porto Evo Morales, de cara já estranhei quando vi ruas... ruas que antes não... apenas ruas marítimas...
Foram se os trapichos, veio o aterro de barro
Fiquei curioso... novidade... E sai perguntando o que tinha acontecido com aquele lugar...
Alguns contaram-me a mesma história descrita abaixo:

"Reza a lenda que alguém foi pego cometendo furto em algumas lojas.
O comerciantes então se revoltaram e deram uns acochos (com carinho claro), e o carinhado prometeu vingança contra aqueles comerciantes.
Certo dia o fogo tomou conta daquela pequena vila. Como todas as lojas eram coladas e ainda são, o fogo saiu de uma em uma consumindo o fruto de trabalho de muitos bolivianos, sendo impossível apagam o fogo.
Acredita-se por eles, que tenha sido o surrupiador que tenha ateado o fogo naquela vila."

O Porto Evo Morales foi construído com o intuito de ser o novo centro comercial para brasileiros e recebeu uma boa ajuda do nosso governo e lógico, do governo boliviano. Talvez seja daí a honra do nome.
A vila leva o nome do atual presidente da Bolívia - Evo Morales
A necessidade faz o cidadão

Cheguei a vila com muita vontade de fazer o n˚ 1 (coisa de amador nessas viagens), e quando o negócio apertou meRmo, eu fui a um banheiro público da região e assim que peguei o beco que dava acesso a ele: confesso aqui pra vocês, que quase ia sendo ali, mas quando olhei e vi que estava em frente a rádio, fiquei com medo da repercussão internacional que poderia dar e segui em frente até o meu destino final. Digo, ao banheiro!
A rádio do porto fica atrás do centro comercial. O banheiro banheiro público fica atrás da rádio. 
Ao pagar a minha estadia no estabelecimento mijatório, vi uma placa que seria impossível deixar aquele lugar sem registrar.
Fiado...
"Senhor Flash morreu inadiplente.
Uma dívida o matou.
Dívidas, contas, devedores, fiados...
Pensando nessa agônia, não vendo fiado!"
Quando se imagina somente a simplicidade dos estabelecimentos comerciais de madeira, surge o que vai ser talvez, uma forte sensação no pedaço. Não consegui confirmar, mas tudo indica que é de um comerciante instalado ali na vila.

Cogita-se que seja um centro comercial na vila
Sabe-se tanto que o lugar é completamente frequentados por brasileiros que na hora do rango, a preferencia é...
Restaurante Sabor Brasileiro
Não era enduro, ou prova de rally, mas onde há lama, a diversão. Nem sempre!
Alguns de nós, já estava quase se habilitando para dar uma força aos hermanos, porque digo a vocês: estava difícil a coisa viu...
Mas com muita luta, a van do freteiro desatolou, e em alguns momentos se ouvia uma voz revoltada “Como puede". Carteira de Habilitação uns 1200,  barberagem na vila boliviana: não tem preço! Perdão coube o jargão! (risos)
A van deu maior trabalho para os hermanos
Senti uma grande diferença de tratamento dos moradores Porto Evo Morales para os de Pando. O povo de lá é meio marrento, já o povo do porto, mais acolhedor.
Como em todos os países as dificuldades de urbanização tornam sempre a utópia do povo. Na vila o acesso ainda é caótico em dias de chuva, facilmente superado ao rair do sol, tão superável que Porto é sem tomado pelos gringos brasilenos.
As ruas da vila ainda sem pavimentação
Infraestrutura também é a grande preocupação dos pais de crianças. Para uns nem omo resolve. Para o pai de Tigo a preocupação é o jovem não se sujar antes do almoço. E na inocência e pureza do coração, o jovem Tigo fugiu do pai para lavar as mãos enquanto o pai o chamava “Tigo, vem comer filho”.
A inocência do garoto Tigo, no jeito criança de ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário