O valor do silêncio

Este garoto é mudo, e o seu silêncio me fez entender muitas coisas! (Foto: Glauco Capper)

Durante uma coleta de enxame no antigo aterro sanitário que fica na BR 317, no km 7, encontramos um garoto muito especial. Sem voz, ele falou muito nos ensinando ali, uma grande lição.

Na ausência das palavras é possível entender o valor do silêncio. É no silêncio que entendemos o valor das pessoas. E nele que ouvimos o sussurrar da solidão, ou despertamos a agonia do esperar. O silêncio nos prova, molda-nos conforme o nosso coração. Encontramos muitas riquezas quando ele fica, descobrimos que perdemos muito quando ele se vai.

O silêncio fala mais que muitas palavras... Ele se torna importante, e ao mesmo tempo, desprezível com traz junto a dor.

O silêncio trás decisões precipitadas, inibe muitos de ir em frente, afasta mundos e corações, mas ele tem uma explicação para tudo isso: poucos conseguem ouvir a sua voz!  

Aquele garoto não estava triste ali, o seu sorriso era presente em todo momento... Talvez a única coisa incompreensível ali era a tristeza que estava em meu coração, podendo ser facilmente resolvida com a pronuncia de algumas palavras.

Palavras que faltavam a ele, sobravam a mim! Alegria que sobrava a ele, faltava a mim... Só que com uma grande diferença, ele não tinha a voz, eu tinha... Que sensacional as reviravoltas que a vida dá com circunstâncias para nos ensinar!

Ali, aprendi que a vida é uma caixinha de surpresas! Aprendi ali a valorizar a vida, a voz, a saúde, a liberdade, os amigos e principalmente a família. Aprendi muito com aquele garoto que apesar de mudo, era bem feliz! 

Mais de 150 mil abelhas foram coletadas nesse dia! (Foto: Glauco Capper)

Um comentário:

  1. Muito poético seu texto. O silêncio quando inteligente revela muita sabedoria. Parabéns pelo belo texto! Sou Maze e estou no blog da escola.Um abraço!

    ResponderExcluir