Ter ou não ter alguém... Por quê?

Ser ou não ser sozinho? Ter ou não ter alguém do lado? Solidão é estar sozinho? Estar sozinho é mesmo estar na solidão? Perguntas sem resposta procuram desvendar o enigmático divã em que vive a sociedade em questão.

A necessidade afetiva do ser humano é algo fascinante. Uns matam, outros dão sua vida quando amam ou são mal amados. Alguns não conseguem se sentir completos, outros só conseguem sentir vazios dentro de si. Carentes de afetos e carinhos de uma pessoa em especial, muitas delas buscam incansavelmente nos olhares, nas redes, nos círculos de amigos, encontrar um pouco de atenção.

Mais onde procurar, como encontrar alguém ou pessoas que transborde você de alegria?
A necessidade de vínculos sociais desperta no coração do homem as sensações de dor e solidão, quando não se vive plenamente essa aproximação com o outro. A solidão tem alguns indícios físicos e está relacionada à elevação dos níveis de estresse, insônia, além de outros fatores como álcool, drogas, decepções, frustrações...

Uma série de sentimentos como: desespero, depressão, aborrecimento, impaciência, ansiedade, autodepreciação, entre outros, são os maiores responsáveis pela sensação de solidão. A insatisfação com o convívio de amigos ou falta deles, gera uma sensação de isolamento, mesmo quando se está rodeado de pessoas.

Isso tem acontecido em uma geração tecnológica, onde as pessoas não estão conseguindo superar o isolamento social e virtual. O nível de estresse tem aumentado, mesmo com todas as ferramentas e meios para agregar pessoas, o caos interior tem invadido vidas levando-as ao desespero e frustração.

Talvez, nos sentimos solitários porque depositamos no outro o que acreditamos ser a felicidades. Acreditamos que o nosso bem estar, está ligado a quando participamos do grupo certo, ou se estivermos com a pessoa certa. Mas será que isso é o mais correto? É bem óbvio, Não!

A sensação de felicidade não é formulada, é conquistada! Quando determinados valores estão no seu devido lugar, conseguimos entender e superar que não precisamos do outro para ser feliz, precisamos do outro para transbordar nossa felicidade.

As coisas, pessoas, situações externas não podem definir como você se sente. É você quem precisa decidir como vai se sentir diante dessas situações. Se você vai se apegar aos seus defeitos e se acanhar diante das diversidades da vida, ou se vai a cada dia aprender com todas as situações do seu cotidiano, é uma escolha só sua.

Ser feliz ou estar solitário tem mais a ver com decisão do que mesmo consequência de uma série de adversidades. Evitar situações de estresse ou sofrer por antecipação, não resolverá muita coisa, já que, a ótica da situação exige tempo e esforço. Viver rodeado de amigos e não decidir conversar com eles, aceitando o próximo e procurando descobri o que de mais interessante ele faz e tem a te oferecer, não mudará o quadro de sua vida. Você precisa decidir sair!

A solidão é um estado necessário para nos avaliar, onde nos encontrarmos com as situações que exigirão mudança, e mudá-las. De nada adianta viver se sentindo sozinho se você tem medo de mudanças e transformações que são tão necessárias para nossa vida. O convívio com o próximo exige aprendizado e humildade, reconhecendo os valores e aceitando o próximo como ele é.

Criar universos, mundinhos paralelos e querer que as pessoas vivam dentro dele e para ele, pode lhe frustrar bastante. A maioria das pessoas adoram desafios e sempre estão dispostas a compartilhar suas experiências e aprendizados. Guardar essas experiências e habitar mundinhos não é o atrativo delas.

Se você não se sente amado exclusivamente por uma pessoa, não necessariamente representa que você nasceu para viver sozinho. Às vezes, é necessário gastar tempo para crescer, estudar, amadurecer projetos, cuidar do seu jardim.

Solidão pode ter muitas formas e motivos para acontecer, mais só vai habitar em você, caso não busque motivos para que as pessoas tenham prazer e alegria de estar ao seu lado. Vazio gera mais vazio. Alegria atrai alegria e expulsa qualquer sentimento contrário a ela.


Quer ver sua vida transformada e longe de qualquer sentimento de solidão? Experimente encher-se de coisas boas vindas da fonte certa, aprendendo em todos os momentos, sorrindo até mesmo contra o vento, e você se surpreenderá com a quantidade de carinho que as pessoas que te rodeiam lhe darão, sem que elas queiram sair de perto de você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário